sexta-feira, 2 de março de 2012

Os dilemas de Mano



Mano Menezes assumiu a Seleção Brasileira quase como unanimidade. Não havia muita gente contra seu nome.

O primeiro jogo foi muito bom. Vitória sobre os EUA na casa do adversário com direito a show. Havia a esperança de um bom time.

O tempo foi passando, dificuldades apareceram e Mano Menezes foi se perdendo nas convocações. O papo de renovação foi pro espaço, e jogadores ja mais "rodados" voltaram a ser chamados.

No gol Julio Cesar está na descendente. Não é mais o mesmo de anos atrás. Diego Alves é hoje o melhor goleiro brasileiro em atividade. Já foi sabotado na Olímpiada quando bancou pra Renan, será sabotado de novo ?

Na zaga Thiago Silva é o unico jogador afirmado. David Luiz surgiu bem, mas parece que superestimamos esse jogador. Mano voltou a convocar Lúcio, veterano, de ótimos serviços prestados a Seleção, mas também ja em outra fase. Enquanto isso Dedé sobra nos campeonatos dentro do Brasil.

Mano teve que superar uma birra com Marcelo pra coloca-lo no time. Não sai mais. E não existe outro lateral esquerdo que possa fazer sombra ao jogador do Real Madrid. No lado direito temos o melhor lateral-direito de clubes do mundo, Daniel Alves. Como reserva, Maicon parece até mais seguro em campo, mas é outro jogador que ja não é o mais o mesmo. Se Mano não fosse birrento, voltaria a dar chances pra Mario Fernandes (depois de se recuperar de lesão).

Do meio pra frente moram os maiores problemas da Seleção. As seguidas convocações de jogadores do Shakhtar e do seu empresário Carlos Leite sempre colocam uma pulga atrás da orelha de todos que acompanham futebol. Ganso ser reserva de Ronaldinho, é uma ofensa. Aliás, ter Ronaldinho na Seleção é uma desrespeito com o torcedor. Fernandinho, Jádson, Elias, Kleber (Porto) são outras das forçadas de barra do treinador.

Não assisti ao último jogo contra a Bósnia. Vencemos por 2 a 1, nos acréscimos. Ainda tivemos o desprazer de ver nosso selecionador fazer uma substituição "para ganhar tempo". Aquela vitória era muito importante pra Mano Menezes.

Enquanto faziamos esse amistoso caça-niquel na gélida Suiça, outras seleções tinham amistosos com suas seleções olímpicas. Olímpiada que era até então o objetivo maior da CBF e de Mano Menezes nesse ano de 2012.

Mas parece que os objetivos mudaram. E agora que vem o maior dos dilemas de Mano Menezes. O que vale mais? Preparar a Seleção pra Olímpiada, renovar e dar cara de time à Seleção Principal ou apenas atender as vontades da CBF e vencer jogos que não valem nada pra segurar o emprego ?

Infelizmente pra quem ainda tem um risquinho de prazer em ver a Seleção jogar, Mano Menezes está escolhendo a última opção.

E a Copa do Mundo é logo ali.