sábado, 10 de abril de 2010

Criada a Liga Futsal RS

É com enorme prazer e felicidade que reproduzo a notícia abaixo.

Evandro Lunardelli

Amigos Internautas, hoje, 09 de Abril de 2010, é o marco de uma nova era para o Futsal Gaúcho. Dezoito equipes de tradição no Futsal do nosso estado fundaram a LIGA FUTSAL RS. O desejo da maioria dos clubes em atividade e de muitos inativos foi atingido, temos uma entidade regida pelos clubes e para os clubes. Agora poderemos discutir em todos os niveis a diminuição de custos e captação de recursos (patrocínios). O senhor Darcio Castro é o nosso primeiro presidente, Rudy Vieira (ACBF) 1º - vice e Vianei Hames (ASSOEVA) 2º - vice. Nos próximos dias o site oficial esta em atividade (www.ligafutsalrs.com.br).


Retirado de www.papito98.com

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O acaso ajudou Silas, mas Silas não se ajuda

O acaso ajudou Silas.

Ajudou quando lesionaram-se Souza, Leandro e Hugo.

Firmaram-se Jonas no ataque. Maylson no meio-campo. O jogo de Douglas começou a fluir.

Parte da torcida começava a confiar no treinador. Outra parte dizia que o time só havia se acertado porque os medalhões haviam se lesionado. Eu estava em cima do muro.

Borges também se machucou. O substituto natural era William, que nada mostrou. Enquanto isso, Mithyue vinha entrando e dando conta do recado. o meia-atacante fez boa dupla com Jonas. William lesionou-se e Silas novamente errou. Escolheu o insuficiente Bérgson para fazer o ataque. Mithyue era de fato a 4ª opção.

Silas já errara antes. Primeiro teve a coragem de dizer que Mario Fernandes era reserva na zaga e titular só na lateral-direita. Depois teve o episódio sobre Ferdinando, criticadíssimo por todos.

A insistência com Rochemback, a formação com dois volantes insuficientes tecnicamente (Ferdinando e Adilson) em detrimento à notória recuperação de William Magrão vinham tirando a paciência da torcida, e minha também.

No jogo dessa quinta-feira contra o Pelotas a coisa piorou. Silas teve o retorno pelo segundo jogo seguido de Hugo e de Leandro pela primeira vez depois de algumas semanas fora. E o que fez o treinador ? Colocou Hugo e Leandro no banco e Mithyue estava fora. O jovem meia-atacante estava fora da lista do jogo, não estava nas primeiras opções nem do meio e nem do ataque que novamente era formado por Jonas e pelo fraco Bérgson.

A derrota não é culpa integral de Silas. Há também a parcela dos jogadores. Porém quem os escala é o treinador. E Silas errou.

Silas nunca teve à disposição tantos jogadores de nome em sua curta carreira de treinador. E a pouca amostra que temos é preocupante. Desde o início da temporada ele dá claros sinais que não tem coragem de barrar os medalhões.

Cada vez mais penso que realmente o acaso arrumou o time do Grêmio. E agora com os grandes jogadores voltando, Silas não ajuda.

Silas está num ponto limite. Ou se comporta como um treinador de verdade ou logo logo sua passagem no Grêmio acabará.

E vai saber quando Silas terá outra oportunidade igual...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Real Madrid e seus erros

A temporada 2009-2010 tinha tudo pra ser ótima pro Real Madrid.

Grandes contratações e dispensas de jogadores que não "vingaram".

Cá estamos. Abril de 2010. O Real briga apenas pelo título espanhol. Ainda tem que torcer por tropeços do maior rival Barcelona. Na Champions League foi eliminado em casa nas oitavas de final pelo Lyon. E ainda pode ver o Barça ser campeão europeu jogando em pleno Santiago Bernabéu.

Kaká até vaiado já foi. Cristiano Ronaldo não é nem 50% do que foi no Manchester. Tem muitos gols mas falta aquela grande atuação.

Pra completar a terrível temporada do Real, dois dos jogadores liberados pelo clube estão fazendo muito sucesso no futebol europeu e levaram seus clubes onde o próprio Real não chega faz tempo.

Sneijder e Robben levaram respectivamente Internazionale e Bayern para a semi-final da Champions League. Os merengues fizeram um grande esforço para retirar esses jogadores dos seus ex-clubes, e quando conseguiram não utilizaram como deveriam.

Ok. Robben vive se machucando. Sneijder não foi decisivo como era no Ajax.

Mas e daí ?

O futebol já mostrou que megalomania e falta de paciência não trazem sucesso.

Parece que o Real Madrid ainda não aprendeu essa lição.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Messi é mais que Maradona ?

Vi Maradona jogar.

Não vi o auge dele. Só por vídeos. Ver mesmo, vi o seu final de carreira decadente. Recheado de escândalos e pouco brilho dentro dos gramados.

Messi eu vi nascer. Surgindo no time de outro gênio, Ronaldinho. Que naquele momento era indicado como sucessor de Pelé. Como um dos maiores de todos tempos.

Messi cresceu. De coadjuvante daquele time à protagonista do atual Barcelona. Não só do Barcelona. Protagonista do futebol mundial.

O que ele fez hoje no duelo contra o Arsenal não é novidade pra ninguém. O que assombra é a facilidade que ele faz. É a regularidade.

Independente do que acontecer no Mundial, Messi é sim o melhor do mundo.

É melhor que Maradona ?

Não sei.

Mas se continuar jogando desse jeito, é bom não duvidar.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Liga Futsal começa hoje, enquanto isso futsal no RS patina

Tem início hoje à noite mais uma edição da Liga Nacional de Futsal. Na maior edição de todos tempos temos quatro equipes gaúchas. A atual campeã ACBF, Atlantico de Erechim, Farroupilha e a estreante ASSOEVA.

Enquanto isso o futsal aqui no RS não vai bem. Pelo milhonésimo (ironia) ano seguido não sabemos quando começam e quais competições teremos. Temos um dirigente que há muito tempo manda na Federação. Que acerta grandes patrocínios, direitos televisivos e materiais esportivos. Mas o que os clubes recebem ? Nada.

Alguma atitude tem que ser tomada. Anos atrás os clubes de Porto Alegre revoltados com as altas taxas cobradas pela Federação se rebelaram e negaram-se a disputar o Metropolitano. Criaram uma liga própria. Uma boa idéia mas que infelizmente não vingou.

Mesmo que uma vez não tenha dado certo, é uma idéia a ser pensada. Algo tem que ser feito. Assim como está não pode ficar. Não basta meia dúzia de dirigentes e clubes se rebelarem contra a Federação se o resto tem "rabo-preso" ou medo de bater de frente com o presidente.

A ação tem que ser conjunta.

No Rio os clubes se uniram e criaram uma liga própria. Onde os clubes cuidam da liga. E lá a situação estava pior que a nossa.

Agora a bola está conosco. Chegou a nossa vez.

Já fomos os melhores. Agora São Paulo, Santa Catarina e Paraná estão anos-luz à nossa frente.

Tomamos uma atitude TODOS juntos ou o futsal no Estado acabará.

E acabará mesmo. Vide nossas categorias de base que acabaram.

A hora é agora. Aliás, já passou da hora. Quanto mais esperarmos, mais perto do falência estaremos.

domingo, 4 de abril de 2010

O que acontece com Rochemback ?

O Grêmio passou hoje por mais um teste. Venceu o Juventude em Caxias por 2 a 1. Fez um baita primeiro tempo. Dominou, criou muitas chances e o time mandante praticamente não assustou o tricolor.

Então no intervalo visando poupar alguns jogadores, o técnico Silas promoveu algumas alterações. Uma delas a saída de Adílson para entrada de Rochemback.

E logo no início do segundo tempo o Juventude empatou. Claro que não foi o "efeito-Rochemback" o causador do empate. Mas pra quem conhece esse jogador sabe que ele pode mais.

Está há quase um ano no Grêmio. Não consegue recuperar a forma. Está lento e pesado. Sempre chega atrasado nas jogadas. E vez ou outra faz umas jogadas bizarras como o recuo de bola na fogueira para Victor.

Rochemback foi muito bem no Inter. Foi insuficiente no Barcelona. Foi excelente no Sporting e novamente excelente na Seleção Pré-olimpica. Teve passagem bem boa pelo futebol inglês. Chegou ao Grêmio recheando os torcedores de esperança. Alguns suspeitavam o motivo que fez o Sporting liberar tão fácil seu outrora ídolo.

O fato é que Rochemback precisa se ajudar. Quando ele entra o poderio de marcação cai demais. E jogar com um volante que mais parece um meia descompromissado é dificil demais. Qualquer time sente dificuldades.

Algo acontece com Rochemback.

Você sabe o que é ?

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Grêmio segue vencendo, mas sem convencer

O Grêmio venceu mais uma. Dessa vez a vítima foi o fraco Votoraty de São Paulo. O placar de 3 x 0 anuncia um jogo que tenha sido facil. Mas não. Até sair o primeiro gol tricolor o jogo estava estranho com direito a uma bola na trave de cada equipe. A equipe paulista conseguia envolver o Grêmio e chegar com perigo nas imediações da área gremista.

Após o gol de Jonas a porteira se abriu e Maylson em seguida fez 2 x 0. Com o resultado praticamente definido, o Grêmio passou a administrar a partida. Sem correr muitos riscos, sem grandes divididas foi-se levando o jogo até o final. Rodrigo ainda marcou o terceiro gol do Grêmio.

O Grêmio dos ultimos tempos é só vitórias. Mas a produção ainda é insuficiente. Falta algo. O que é?

Pra mim falta organização, principalmente no meio campo. A dupla de volantes Ferdinando e Adilson não é do nível do Grêmio. O Grêmio tem que querer mais.

Mário Fernandes é craque. Mas precisa ser melhor orientado. Tanto tempo atuando na lateral deixaram o garoto mal acostumado. Suas seguidas subidas para o ataque acabam deixando vez por outra buracos na defesa e isso nos grandes jogos não pode acontecer.

As vitórias vão dando tempo pra Silas ajeitar a equipe. O tempo está passando e logo ali começam os grandes jogos.

Vai ser a hora de ver até onde esse Grêmio pode chegar.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ruindade do Cerro salva Fossati

Quem me conhece sabe do meu gosto clubístico. Não sou colorado. Mas digo, o Internacional precisa mudar.

O ideal seria uma mudança radical. Técnico, alguns jogadores e quem sabe até alguns dirigentes.

Alguns jogadores ja passaram do seu melhor nível. Outros não vingaram. Mas sabemos, é complicado mandar um monte de jogadores embora. Custa caro.

E daí sobra pra quem ? Pro técnico. Fossati chegou com banca de "super técnico". Mas seguindo a linha de outros estrangeiros, também não está vingando. Tenho quase certeza que fosse outro técnico qualquer já teria sido demitido.

A corda ainda está no pescoço de Fossati. Hoje a ruindade do Cerro salvou seu emprego. Mas e lá na frente ?

Aliás, tenho a impressão que Fernando Carvalho só não demitiu o treinador por puro ego. Demitir Fossati, com 3 meses de trabalho seria o atestado do seu erro.

E para Fernando Carvalho, Fernando Carvalho nunca erra.

Enquanto isso o ego do dirigente e a ruindade dos adversários vão adiando o inevitável...