sexta-feira, 9 de abril de 2010

O acaso ajudou Silas, mas Silas não se ajuda

O acaso ajudou Silas.

Ajudou quando lesionaram-se Souza, Leandro e Hugo.

Firmaram-se Jonas no ataque. Maylson no meio-campo. O jogo de Douglas começou a fluir.

Parte da torcida começava a confiar no treinador. Outra parte dizia que o time só havia se acertado porque os medalhões haviam se lesionado. Eu estava em cima do muro.

Borges também se machucou. O substituto natural era William, que nada mostrou. Enquanto isso, Mithyue vinha entrando e dando conta do recado. o meia-atacante fez boa dupla com Jonas. William lesionou-se e Silas novamente errou. Escolheu o insuficiente Bérgson para fazer o ataque. Mithyue era de fato a 4ª opção.

Silas já errara antes. Primeiro teve a coragem de dizer que Mario Fernandes era reserva na zaga e titular só na lateral-direita. Depois teve o episódio sobre Ferdinando, criticadíssimo por todos.

A insistência com Rochemback, a formação com dois volantes insuficientes tecnicamente (Ferdinando e Adilson) em detrimento à notória recuperação de William Magrão vinham tirando a paciência da torcida, e minha também.

No jogo dessa quinta-feira contra o Pelotas a coisa piorou. Silas teve o retorno pelo segundo jogo seguido de Hugo e de Leandro pela primeira vez depois de algumas semanas fora. E o que fez o treinador ? Colocou Hugo e Leandro no banco e Mithyue estava fora. O jovem meia-atacante estava fora da lista do jogo, não estava nas primeiras opções nem do meio e nem do ataque que novamente era formado por Jonas e pelo fraco Bérgson.

A derrota não é culpa integral de Silas. Há também a parcela dos jogadores. Porém quem os escala é o treinador. E Silas errou.

Silas nunca teve à disposição tantos jogadores de nome em sua curta carreira de treinador. E a pouca amostra que temos é preocupante. Desde o início da temporada ele dá claros sinais que não tem coragem de barrar os medalhões.

Cada vez mais penso que realmente o acaso arrumou o time do Grêmio. E agora com os grandes jogadores voltando, Silas não ajuda.

Silas está num ponto limite. Ou se comporta como um treinador de verdade ou logo logo sua passagem no Grêmio acabará.

E vai saber quando Silas terá outra oportunidade igual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário